O app é um grande sucesso, sendo o aplicativo de mensagens mais popular no mundo, contando com mais de 1,5 bilhão de pessoas ativas mensalmente, em 180 países. Por conta disso, as empresas se enfrentam para conseguir alcançar esse público enorme.

No entanto, não é tão fácil assim conseguir conquistar um bom público. Atualmente, o app não apresenta anúncios e suas mensagens criptografadas mostram que a segmentação seria bem limitada se possível.

Além disso, os usuários do WhatsApp Business vão precisar pagar por cada mensagem que enviam, a não ser que o cliente envie uma mensagem primeiro. Atualmente, as empresas mais inteligentes têm descoberto maneiras mais eficazes de conseguir atingir os clientes.

O app de mensagens mostrou que é muito útil para realizar um bom atendimento ao cliente, com uma comunicação individual e até as campanhas de marketing que não são as mais convencionais. 

Como usar para pequenas empresas?

Caso esteja usando o WhatsApp para um motivo comercial, não vai fazer sentido fazer uso dele com a sua conta privada. Ainda corre o risco de perder o acesso a conta, perdendo muitos recursos importantes. 

Para as pequenas empresas, o WhatsApp conta com a opção do WhatsApp Business. Ele é um aplicativo presenta para Android e iOS, mas que também pode ser acessado com uma plataforma online, no WhatsApp Web, usando o navegado para configurar a conta da empresa. 

O WhatsAPp Business foi desenvolvimento pensando em empresas menores que querem ter uma presença dentro do aplicativo. Ele tem um uso gratuito, mas que é um pouco limitado em relação aos recursos de API de negócios do WhatsaApp. Para baixar, acesse https://yowhatsapp.net.br/ 

Que recursos o WhatsApp Business apresenta? 

Do perfil de negócios até uma mensagem de ausência automática, o WhatsApp Business conta com diversos recursos úteis.

Perfil Comercial: é possível criar um perfil visível ao público com as informações sobre a sua empresa, apresentando e-mail, local, descrição, horário, logo tipo, URL e muito mais.

Estatísticas comerciais do WhatsApp: pode ser enviado e visto relatórios analíticos básicos sobre a atividade da sua conta, com o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. 

Rótulos: é possível adicionar rótulos com um códigos de cores personalizados para as conversas ativas com o cliente, mantendo uma boa organização. 

Saudações: é possível também configurar uma mensagem de saudação padrão para os clientes que começam uma conversa com a empresa. 

Mensagens ausentes: é possível definir as mensagens que vão ser enviadas aos clientes quando a empresa não estiver online. 

Respostas rápidas: é possível salvar respostas usadas com mais frequência, sendo enviadas rapidamente, digitando comandos curtos que começam com “/”. Por exemplo, é possível salvar uma resposta rápida informando o endereço aos clientes, enviando automaticamente uma mensagem já com o endereço e agradecendo o contato.

O app WhatsApp Business é um que facilita muito a vida das pessoas que tem uma marca pequena. Deixa as informações comerciais muito mais disponíveis e prontas para os clientes, ajudando na organização dos clientes e de uma presença forte na construção do relacionamento com os mesmos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *