O mundo inteiro giro em torno do comércio eletrônico – o e-commerce – e esta é uma realidade cada vez maior e mais natural.

Podemos dizer que praticamente tudo pode ser comprado online – livros, roupas, equipamentos, veículos e toda uma gama de serviços – tanto os prestados fisicamente quanto os virtuais.

Agências dos mais variados serviços, como uma agência de conteúdo, se sofisticam cada vez mais para prestar um serviço melhor e mais seguro.

Porém, como toda aquisição que fazemos na internet, é preciso ter alguns cuidados, que na maioria são simples ou são basicamente o que devemos fazer quanto contratamos um serviço presencial também.

Veja nossas dicas de como contratar um serviço online com segurança e não se arrepender.

01 – Faça muita pesquisa antes de decidir

Todo produto ou serviço tem, no mundo online, uma quantidade muito maior de opções de compra, com sites e blogs de qualidade oferecendo suas diversas condições. É um mundo comercial muito maior que o presencial, onde dependíamos do telefone e de recomendações.

Por esse motivo, pesquise muito e o máximo de empresas que puder. Estabeleça um limite de candidatos e uma lista de perguntas para todas – assim você poderá comparar todos na mesma base e partindo do que é mais importante para você.

02 – Avalie com cuidado as informações básicas dadas

Por determinação de lei, todas as empresas com e-commerce são obrigadas a informar o CPNJ, a razão social, o endereço físico e um telefone de contato.

Desta forma, você pode checar essas informações na pesquisa de CNPJ da Receita Federal, que inclusive disponibiliza o cartão de CNPJ com esses e outros dados, entre eles a situação fiscal da empresa: ativa ou inativa (fechada).

Não tem esses dados? Parta para a próxima.

03 – Desconfie das descrições e dos preços publicados ou informados

Para a venda de serviços, as descrições são fundamentais pois você não terá uma referência de descrição do mesmo produto em outro site ou de um concorrente – a venda de serviços sempre é única por sua natureza.

Mas preste atenção na qualidade do orçamento recebido por e-mail, especialmente no preço: se é muito baixo, desconfie. Ou a qualidade é baixa ou a compra está em risco. No ramo de serviços, não há mágica para precificar muito baixo.

04 – Cuidado com o prazo e as condições de pagamento

Em serviços é comum a prática de um sinal para o início dos trabalhos. Se você veio até aqui, esta cobrança não será problema, mas se a empresa exige pagamento integral antecipado, não aceite.

Sobre a entrega, as empresas tem a obrigação legal de serem claras e muitas criam condições confusas para esticar a entrega em algum momento.

05 – Verifique se o site é seguro

Antes de trocar informações através do site, verifique se ele é seguro – com a URL iniciada com https ou um cadeado ao lado dela. Caso não haja um desses itens pelo menos, não é recomendável prosseguir.

Você pode, opcionalmente, pedir um orçamento para receber por e-mail, mas sem informar dados específicos e, se preferir, informe um e-mail pessoal de baixo uso.

06 – Busque recomendações e a reputação da empresa

Converse com pessoas que conhecem as empresas que você está pesquisando e pegue recomendações (ou reprovações). Este sempre é um bom caminho para a escolha.

Você também pode pesquisar a reputação da empresa em sites de defesa do consumidor e nas redes sociais dela – pelos comentários nas postagens.

07 – Não feche sem um contrato

Por mais simples que o serviço pareça, firme um contrato ou, no mínimo, obtenha uma proposta formal e devolva com seu aceite ou faça objeções. Estes documentos são suas garantias em casos de discussões ou disputa judicial.

 

 

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