Muitos empreendedores ou freelancers lutam para entender a importância de estar presente nas redes sociais com sua própria marca.
Quase todo mundo agora gerencia pelo menos um perfil pessoal em alguma plataforma, mas o salto para a abertura de um perfil de empresa não é tão óbvio.
Promova a marca nas redes sociais
Sejamos claros: as redes sociais não servem para transmitir informações (como uma televisão), mas para interagir com outros usuários, criar discussões, construir relacionamentos.
São um espaço público especialmente criado para o encontro e a troca de ideias, opiniões, conselhos.
Como uma espécie de quadrado digital. Portanto, para ter sucesso, você precisa gerar interações. Ofereça conteúdo útil.
Lidamos com o posicionamento natural nos buscadores: sabemos o quanto estar presente nas redes sociais é essencial para promover a sua marca.
Mas a promoção deve ser uma oportunidade de gerar interações com os usuários e criar uma Comunidade em torno da sua narrativa, não um bombardeio promocional conteúdo por si só.
Networking usando redes sociais
Como mencionado, o networking é essencial para ter sucesso nas redes sociais (e para fazer sua estratégia de marketing funcionar!).
Hoje os empresários mais clarividentes deixaram de lutar entre si, preferindo a frente comum.
Especialmente se você não é o chefe da Coca-cola, entrar em contato com seus próprios concorrentes (talvez um pouco mais estabelecidos) para colaborar e fazer networking pode ser de grande ajuda.
É um fenômeno muito difundido nas redes sociais: quem tem muitos seguidores ajuda um colega ou amigo a surgir.
E é isso que eu sempre recomendo: se você é um profissional de um determinado setor, por exemplo, pode ser extremamente útil para você compartilhar um instagram ao vivo com um profissional famoso atraindo a atenção de todos os seus seguidores também.
É importante saber que a reputação da marca se baseia na narração de histórias, mas também saber que contar histórias verdadeiras também se baseia no que os outros falam sobre você. Portanto, tome cuidado ao escolher o depoimento certo!
Dizer quem você é por meio das redes sociais
As redes sociais são a melhor maneira de transformar seu negócio em uma história envolvente, empolgante e inspiradora.
Independentemente se a sua loja for de t shirt atacado ou se for vender um produto que tenha uma história maior por trás.
Obviamente, a regra é sempre a interação: uma boa história afeta a todos, mas nas redes sociais é fundamental que nossas histórias sejam interativas – que gerem tráfego, compartilhamentos, comentários.
Não apenas falando, mas também ouvindo
As redes sociais interceptam e coletam uma quantidade imensa de dados. Saber ler os insights permite que você descubra muitas coisas sobre seu público real e potencial, quais são suas necessidades, preferências e desejos.
Em jargão, eles são chamados de “tendências”: as análises de mercado graças às redes sociais tornaram-se tão precisas que são capazes de prever as tendências futuras ou as necessidades que a humanidade terá de atender.
Dessa forma, fica claro que fazer um bom marketing para a sua loja de roupas é também estar inserido nas redes sociais, criando um espaço para encontrar os seus consumidores mais de perto.