Muitas vezes um cliente fica na dúvida sobre comprar ou não determinado produto e cabe ao vendedor saber lidar com essa situação, para tentar conquistar o cliente e convencê-lo a realizar a compra.

Isso precisa ser feito de forma cuidadosa e com muito respeito ao direito de escolha de cada cliente. Existem algumas ações que podem ajudar o cliente a tomar uma decisão positiva em relação a compra. É isso que vamos tratar aqui neste artigo. Veja nossas dicas.

Tente descobrir o motivo pelo qual o cliente quer mais tempo para pensar

Antes de qualquer coisa, vamos usar aqui como exemplo um vendedor de portas. É muito comum o cliente chegar numa loja, olhar as portas, ouvir o que o vendedor tem a dizer e depois, no final de tudo, ele diz que precisa de mais tempo para pensar.

Você precisa descobrir qual o motivo pelo qual ele precisa de mais tempo para pensar. Por exemplo, você pode perguntar se os modelos de portas não atenderam as expectativas, se o valor da porta está fora do orçamento, se a medida da porta de alumínio 80×210 não é a ideal, ou seja, fazer perguntas para entender o que incomoda o cliente.

Às vezes o problema pode ser resolvido ali mesmo. Por isso, sem ser invasivo, tente descobrir o motivo para achar a solução.

Não deixe para enviar informações sobre o produto depois

Tem clientes que depois de visitar uma loja de portas, pede para que o vendedor envie informações sobre as portas para ele, talvez por e-mail ou por aplicativo de mensagem.

Não aceite essa sugestão de primeira, antes, tente entender quais as necessidades do seu cliente, mostre para ele que você está disposto a ajudá-lo a encontrar o melhor modelo de porta ou a melhor forma de adquiri-la.

Esteja preparado para justificar o preço do seu produto

Sabe quando o cliente diz que o preço está muito caro? O que você faz? Concorda com ele? Não sabe o que dizer, só fica calado? Isso precisa mudar!

Você precisa estar preparado para justificar o preço do seu produto, neste caso aqui a porta. Ter argumentos para situações como essa é muito importante. Além disso, um bom argumento vai ajudar a convencer seu cliente a comprar seu produto.

Por isso, é interessante que você monte um esboço com alguns argumentos, assim você estará melhor preparado para essa situação.  

Seja mais ouvinte e fale no momento certo

Às vezes o cliente que falar o que lhe interessa com o máximo de detalhes, às vezes ele quer relatar algo que lhe incomoda ou que têm receio ao realizar a compra de tal produto. Esses relatos são importantes para o cliente e devem ser importantes para o vendedor também.

É preciso ser mais ouvinte para entender o perfil do cliente naquele momento. Não atrapalhe o cliente por querer falar sobre ofertas e promoções, simplesmente espere o melhor momento de falar. Isso vai fazer diferença para o cliente que geralmente termina realizando a compra muitas vezes por causa dessa atitude.  

E nunca confronte o seu cliente. Jamais bata de frente com seu cliente, lembre-se, o cliente tem sempre razão.

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