Confira dicas para sua página ter mais acessos, seja qual for o conteúdo dela
A importância do Google para as empresas e os profissionais que utilizam a internet para divulgar seu trabalho é indiscutível. Se há tempos atrás ter um site na internet era opcional, hoje é obrigatório e serve como a apresentação da companhia para seus clientes. Por isso, um bom posicionamento no buscador pode ditar o sucesso – ou o fracasso – das páginas, principalmente se estamos tratando de um e-commerce.
No entanto, aparecer nas primeiras posições do Google não é uma tarefa simples. Antigamente, o algoritmo levava em conta poucas situações, mas os tempos mudaram. Para se posicionar bem no buscador, atualmente, é preciso considerar cerca de 200 fatores, portanto, é necessário muito domínio da ferramenta para se dar bem. Por isso, a dica é contratar uma consultoria seo, que é especialista no assunto, mas, se não for o caso, é sempre bom saber como funciona esse mecanismo.
Vale destacar que o primeiro posicionado no Google ganha, em média, 21% dos cliques, enquanto o segundo 10% e o terceiro 7%. A diferença entre as primeiras posições e as demais é muito grande, por isso, observe como os usuários escolhem os resultados que vão clicar. Veja algumas dicas para melhorar o seu posicionamento:
Conteúdo de qualidade
Essa é uma dica primordial, tendo em visto que, mesmo que seu site seja sempre atualizado, é na originalidade do seu conteúdo que o Google vai se basear. O algoritmo de pesquisa do buscador prioriza artigos originais na exibição dos resultados. Mas não faça matérias superficiais, se aprofunde nelas. Lembre-se: quanto maior seu post, maior a chance de rankear em diversas palavras-chave. Se você tem um e-commerce, crie um blog para falar sobre seus produtos e fornecer dicas úteis para os consumidores.
Palavras-chave
Analise com muito cuidado qual a palavra que melhor resume sua página: site ou e-commerce. Essa informação é fundamental para o SEO (Search Engine Optimization), pois vai permitir que você tome as melhores decisões para um bom posicionamento no Google. Tente pensar em como as pessoas podem procurar por conteúdos similares ao que você publica. Se o seu caso for um e-commerce de produtos para animais, por exemplo, arrisque palavras-chave como “pet shop” ou “produtos pet”. Após identificar as principais, foque nelas.
Título do post
Certifique-se de que a palavra-chave está contida no título do seu post e confira as informações que inseridas dentro da tag, afinal, o Google considera bastante o que está descrito dentro dela. Por isso, é muito importante que você faça um título resumido e objetivo.
Palavra-chave na URL
Você pode personalizar a URL do seu site para ajudar na classificação dele. Independentemente do título da postagem, coloque apenas as palavras-chave referentes a ele. O Google também lê os links da sua página e posicionar melhor os que se preocupam em associá-los com o conteúdo da página.
Cabeçalhos
Sua página também pode ser organizada através dos cabeçalhos, algo bem útil para blogs, mas não esqueça de utilizar a palavra-chave pelo menos uma vez. Depois disso, ao escrever sobre um determinado assunto, separe o artigo em tópicos. Isso mostra ao Google o que exatamente você está transmitindo.
Imagens
Renomear as suas imagens é uma medida de suma importância para que você melhore seu posicionamento no Google e, consequentemente, consiga mais acessos. Coloque títulos e a tag “alt”, pois isso fará com que a foto apareça também melhor classificada nas buscas por imagens no Google. Além disso, otimize suas fotografias, pois, quanto menor o peso delas, melhor.
Links internos
É importante linkar páginas externas junto ao seu conteúdo. O Google entende, com isso, que seu site tem relevância e diferencia páginas aleatórias da internet.