O titânio é um elemento usado na composição de vários componentes utilizados no ramo industrial, o que garante a qualidade e a finalidade precisa dos mesmos. Inclusive, uma das principais curiosidades do titânio é que o produto pode ser vendido como matéria-prima para a composição de artefatos ou como produtos de titânio já prontos.

De fato, o titânio é importante para a produção de inúmeras peças, ferramentas e maquinário.

Titânio: o que é e quais suas características

O titânio é um metal que pode ser utilizado puro ou em conjunto com ligas metálicas, já que é um item bastante leve e robusto. Além disto, podemos dizer que o titânio é um elemento refratário, ou seja, que resiste bem ao calor, viabilizando ainda mais sua utilidade.

No geral, o titânio em sua forma pura é simples de ser manuseado, tornando o serviço mais rápido de ser feito. Mesmo que o titânio forme uma camada de óxidos quando exposto ao ar atmosférico, o elemento não é degradado e, consequentemente, não perde suas características.

Com estética branca, metálica e lustrosa, o titânio é apropriado para o revestimento de objetos, os quais tornam-se ainda mais bonitos e duráveis.

Qual o preço do titânio?

A principal dúvida que surge ao comprador de titânio refere-se ao custo que ele trará para a aquisição. Contudo, a compra do titânio e o valor a ser pago por ele dependerá de vários fatores, sendo dois deles indispensáveis:

1. Qual tipo de titânio será fornecido

Existem muitos tipos de titânio no mercado, como o cloreto de titânio, diboreto de titânio, didretos de titânio, dióxido de titânio, esponja de titânio, ferro de titânio, nitreto de titânio e tetracloreto de titânio, além do titânio metálico e os titanatos. Cada um desses modelos de titânio é específico para uma finalidade, sendo importante adquiri-lo com um especialista.

2. Qual produto de titânio será produzido

Da mesma maneira em que há tipos de titânio com propostas distintas, também existem produtos diversos que podem ser fabricados conforme as necessidades do consumidor. O valor aplicado em cada um dependerá de suas dimensões e do nível de dificuldade para a confecção deles, exemplificativamente.

Mas, não é só isso. O preço final do titânio é colocado após uma análise do custo de energia usado para que um componente de titânio seja fabricado, bem como os custos da matéria-prima, logísticos, taxas, variação cambial e de tributação.

Estes detalhes influenciam para a redução ou o aumento do valor que o cliente pagará para ter o titânio em mãos, seja na matéria-prima bruta ou como objeto.

Uso do titânio na indústria

O setor industrial movimenta milhares de dólares anualmente. O resultado disto dá-se ao uso dos mais variados elementos que são usados para a fabricação de diferentes peças, como é o caso do titânio.

O titânio é recomendado para a produção de vários objetos, os quais serão exemplificados a seguir:

• Aquecedores de titânio;

• Cestas de titânio;

• Conexões de titânio;

• Elementos de fixação de titânio;

• Ferramentas antifaiscantes de titânio;

• Filtros de titânio;

• Gancheiras de titânio;

• Poços de proteção de titânio;

• Rotores de titânio;

• Tanques de titânio;

• Trocadores de calor de titânio;

• Tubulações de titânio;

• Vasos de pressão de titânio;

Todos esses produtos confeccionados em titânio foram fabricados pela NAS Titânio, empresa especializada em titânio, tanto na revenda de matéria-prima, quanto na reforma de máquinas de titânio e na fabricação de peças e equipamentos de titânio.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *