Um dos grandes desafios do comércio mundial atual é como as grandes marcas podem se expandir internacionalmente, conquistar mercados sem comprometer a rentabilidade com os riscos de vendas baixas, crises econômicas e erros estratégicos em algumas localidades.

São investimentos muito grandes e que dependem bastante do potencial de consumo de cada lugar e de resultados que justifiquem manter suas operações. Nem sempre esta conta fecha e os riscos para as economias locais são grandes.

Por outro lado, o olhar empresarial da oportunidade criou, há alguns anos, nos Estados Unidos em excelente conceito para a cadeia comercial: os Outlet. Com eles, o potencial da marca pode se estender para além da rede normal de distribuição, que também tem o seu limite para absorver estoques e correr riscos.

Sem dúvida, é uma alternativa que incrementa o mercado e favorece muito os consumidores. Vamos falar neste artigo como funciona o Outlet. E economize na hora das compras.

Você sabe o que é um Outlet?

Num primeiro momento, podemos dizer que um Outlet é um comércio que revende produtos por preços muito inferiores aos das lojas representantes oficiais, que é onde os consumidores normalmente encontrarão os produtos.

Este conceito está correto: vender um produto de $100 no mercado da marca por $70 em uma loja que não trabalha no mesmo nível de investimento e custo.

E como isto é possível? Aí está o grande diferencial que fez nascer este modelo de negócio: são lojas que ficam afastadas dos centros urbanos e até mesmo residenciais, porque buscam imóveis com a menor infraestrutura necessária e em locais onde eles são mais baratos (pela procura menor).

Outro ponto que existe nos Outlets é a procura por imóveis próximos das fábricas, para reduzir ao máximo o custo com o frete.

A essência de um Outlet é o baixo custo de investimento e operação. Já existem complexos de Outlet, no Brasil inclusive, que na verdade são condomínios em áreas onde, por fim, o custo por loja também é atraente para o investidor.

Quais os produtos que encontramos nos Outlets?

Evidentemente, os Outlets trabalham com produtos de grandes marcas e artigos de luxo, onde o diferencial de preço pode significar um aumento considerável na procura, nas vendas e no tíquete médio delas (valor por item).

Em uma loja podem ser vendidas diversas marcas, de artigos diversos mas com um conceito: que atraiam o mesmo público-alvo. Os Outlets são muito presentes na moda masculina e feminina e em acessórios.

Outlet e Ponta de Estoque são a mesma coisa?

Com certeza, não.

As Pontas de Estoque são lojas, que muitas vezes são do próprio fabricante, criadas para vender itens com defeitos e últimas unidades de coleções passadas. A ideia é vender rápido os itens que serão dados como prejuízo em pouco tempo, pois não terão vendagem nas lojas independentes. E o excedente retorna para a fábrica.

Já os Outlets são lojas independentes: elas decidem os itens que vão revender e assumem o risco do prejuízo.

A nova geração dos Outlets Online

Os Outlet online são a forma mais rápida e prática para você ter acesso aos produtos de grandes marcas, por preços muitas vezes menores que nas lojas, comprando pelo site e recebendo em casa. É uma economia financeira na internet comprando produtos da melhor qualidade.

Com a operação online, as lojas ampliam o mercado, podem explorar a venda destes itens de uma forma que não restringe à localidade, que depende muito da propaganda para captar visitantes nas lojas.

Não há uma concorrência entre os modelos físico e online de venda de uma Outlet. Também não há uma diferenciação, a loja física funciona plenamente e a loja virtual oferece os mesmos produtos. O que fará toda a diferença é o desejo do cliente de usar a internet para comprar seus produtos.

Um belo exemplo é o outlet Osklen de São Bernardo do Campo. Se você quer aproveitar mais dessa novidade no mercado da moda, acesse e confira.

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