Imagine a decepção de uma mulher que, depois de gastar algumas centenas ou milhares de reais em um vestido, encontra outra pessoa vestindo outro exemplar dele?

É uma das experiências mais frustrantes do universo feminino, e a solução muitas vezes é andar por lojas até fora da cidade para encontrar algo com poucas chances de ser copiado. Mas por que ir tão longe, se uma costureira pode criar algo completamente novo?

Personalização tem a ver com marca

Podemos dizer que no trabalho das costureiras de criar está a semente da personalização. Mas, no universo da moda e em especial a feminina, existe a grife. Não basta ser único, tem de ser único daquela marca (pelo menos naquele evento).

A personalização da forma como vemos hoje em dia, é mais do que achar algo que parece que ninguém mais tem: é ter algo que foi feito para você.

A personalização atendendo as necessidades do cliente

De olho em alguns nichos, as empresas começaram a oferecer personalização dos mais variados produtos.

De fato no começo era mais restrito aos artigos de luxo – as empresas viam vantagem em investir na produção de peças únicas por um preço que é muito diferenciado. Mas com o tempo o universo de possibilidades só tem aumentado.

Alguns produtos já são clássicos: automóveis e notebooks nos sites dos fabricantes, você monta conforme as possibilidades que a marca disponibilidade e, assim, pode receber um produto que atenda às suas necessidades específicas.

A personalização criando produtos realmente exclusivos

Personalizar, nos primeiros tempo, era a construção de algo que atendia o que o cliente precisa, mas poderia existir em muitos outros clientes.

Seria como poder ir em um site de uma marca de vestidos, montar um e enviar algo que o cliente quer, mas não impede que outras tenham um vestido exatamente igual.

Porém, as pessoas querem algo mais: produtos que sejam feitos exclusivamente para elas, e as empresas, de todos os segmentos, estão mais atentas a este público que deseja produtos únicos.

Surgiu a produção colaborativa: empresas produzem itens que são totalmente pensados pelo cliente, tanto no design quanto nos materiais.

Hoje podemos encontrar a produção colaborativa em vários nichos. Existem sites onde podemos customizar até joias. Um setor onde esta modalidade está muito presente é o de prancha de surf personalizada, com tamanho, estilo e design definidos pelo cliente, criando produtos realmente únicos.

A personalização para pessoas e negócios

Uma estratégia muito usada pelas empresas, com sucesso, são os itens personalizados. É uma de visibilidade da marca em brindes oferecidos em ações de propaganda e eventos comerciais.

Também pode ser um presente no ato de uma venda. A personalização sempre existiu nos negócios, mas dentro de limitações de modelos para que os custos sejam os mais baixos e a entrega mais rápida.

Porém, a produção de materiais personalizados para empresas também evoluiu e hoje é possível encontrar para todo tipo de produto e com mais liberdade do cliente em escolher.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *