Há alguns anos as criptomoedas passaram a ser um dos assuntos mais comentados por quem se interessa pelo mercado financeiro.
Enquanto muitos se mantiveram resistentes com relação ao assunto, outros se jogaram completamente neste universo que promete proporcionar mudanças extremamente positivas.
Portanto, confira a seguir o que são criptomoedas e como elas podem revolucionar a vida financeira.
O que são criptomoedas?
As criptomoedas são moedas digitais descentralizadas, criadas em uma rede blockchain a partir de sistemas avançados de criptografia.
Além de só poderem ser utilizadas pela internet, elas não possuem um órgão ou governo responsável por controlar, intermediar e autorizar emissões de moedas, transferências e outras operações. Estas ações são realizadas pelos próprios usuários.
A rede blockchain, onde foram criadas, é um sistema que permite enviar e receber alguns tipos de informações pela internet. E ela funciona, basicamente, como um grande banco de dados em que pedaços de código carregam informações conectadas, como blocos que formam uma corrente.
Hoje, cresce significativamente o número de pessoas que investem em criptomoedas com o objetivo de revolucionar a vida financeira. A meta index colômbia, por exemplo, é especialista no assunto e tem ajudado muitos investidores a fazerem bons negócios.
Para que servem as criptomoedas?
Assim como o dólar e o real, as criptomoedas também são utilizadas para fazer compras online, seja de serviços ou produtos.
No entanto, essa não é a principal função que elas ganharam ao longo do tempo. Isso porque, suas tecnologias passaram a ser vistas também como uma oportunidade de reserva financeira de longo prazo. Veja a seguir algumas de suas funções:
Transferências sem intermediários
Como foi dito anteriormente, as criptomoedas nascem em redes blockchain, e através dela é possível fazer transferências sem intermediários. Além disso, também é possível enviá-las de qualquer lugar do mundo e para quem quiser dentro dessa rede.
Seu grande diferencial é que essas transferências podem ser realizadas sem a necessidade de um banco para isso.
Solução de problemas
O que faz de uma criptomoeda relevante, é a sua capacidade de oferecer uma tecnologia com potencial de solucionar algum problema ou mexer com algum mercado. Ou seja, quanto maior for o problema, maior será o valor da tecnologia que o resolve.
Produtos e serviços
A utilização de criptomoedas para a compra de produtos e serviços tem se tornado cada vez mais comum. Nos Estados Unidos e na Europa, principalmente, pois por lá já existem mais empresas que aceitam esse tipo de ativo como pagamento. Aqui no Brasil, cerca de 1 mil estabelecimentos já aceitam criptomoedas.
Reserva de valor
A reserva de valor é a quantia em dinheiro que você guarda para utilizar a longo prazo. Ela serve, basicamente, para proteger o seu patrimônio e manter o valor desse dinheiro diante de qualquer cenário econômico que possa ocorrer.
Há algum tempo, as pessoas costumavam comprar apenas ouro e dólar para essa função. No entanto, hoje em dia as criptomoedas, também estão sendo usadas como reserva de valor.