Quando não temos tanto conhecimento sobre a veracidade das coisas, acaba sendo muito fácil cair em golpes. E quando se trata de bolsas de grife, é muito importante ficar ligado para não acabar investindo dinheiro em um produto falsificado.
Será que você sabe distinguir uma bolsa Prada original de uma falsa? Continue lendo a seguir para aprender.
Confira o logo
Em uma bolsa Prada original, a letra “R”, que está no logo, possui uma curvatura registrada da marca — a perna direita do “R” tem uma leve curva em cima. Esta característica é muito marcante, então se ela não aparece, com certeza trata-se de uma bolsa falsa.
O triângulo do logo deve ter a fonte, a cor e o espaçamento correspondente. O logo do triângulo invertido é inconfundível e as letras nele devem ter um espaçamento igual, com a mesma fonte de todos os outros logos que aparecem na bolsa.
Ademais, a placa com o logo no interior da bolsa é sempre da mesma cor que o forro. Esteja ciente também que nas bolsas de couro, a placa é feita de cerâmica e nas de outros materiais, é feita de couro.
A plaquinha de dentro deve ser retangular e a de fora, triangular. Em uma bolsa original, a plaquinha de dentro terá as laterais arredondadas e deve aparecer a frase: “Prada Milano Made in Italy”.
Cheque as ferragens e o material da bolsa
As ferragens de uma Prada também são um ponto forte que diferenciam uma peça falsa de uma original.
Para descobrir, verifique se todos os detalhes metálicos têm o mesmo tom, seja prateado ou dourado. Além disso, a marca do zíper deve ser Lampo, Ykk, Riri, Opti ou Ipi, pois a marca só trabalha com elas. Então, saiba: se os zíperes na sua bolsa forem de outra marca, ela é falsificada.
Além das cores e da marca, nas bolsas originais, todas as ferragens têm escrito “Prada”, então fique atento.
Já com relação ao material da bolsa, nem é preciso ressaltar que a marca trabalha apenas com os de altíssima qualidade, não é mesmo?! Se ela for feita de couro, sinta a textura. Se ela for feita de couro de vitelo original, terá uma consistência maleável e bem macia.
Já para o forro, ele deve ser de qualidade e possuir a logo da Prada. O tecido pode vir em nylon ou couro Nappa com padronagem jacquard, alternando sempre entre uma fileira com o logo e uma com detalhe de corda.
Verifique se há um certificado de autenticidade
Por último, um dos pontos mais importantes em distinguir uma Prada original de uma falsa, é verificar o certificado de autenticidade. Ele é, nada menos, do que um cartão que contém a descrição do produto e um código de barras que corresponde aos números na parte interna da bolsa.
Este certificado vem embalado em envelope separado e possui o carimbo da loja vendedora e a data de recebimento da mercadoria. Nele há informações como: número de série, material de fabricação, cor e nome do modelo.
Além disso, no bolso interno de cada bolsa deve haver um cartão plástico, que indica as características do modelo. Então, se a sua não possuir um, você já sabe.