Nas grandes cidades, você já deve ter passado por aqueles prédios altos todo espelhado, ou seja, com a fachada de vidro. Você sabia que aquele tipo de fachada se chama unitizada? Ela consegue deixar o edifício muito mais bonito, com um ar moderno e elegante.
Geralmente esse tipo de fachada encontra-se em edifícios empresariais, principalmente nas capitais e regiões metropolitanas do Brasil. Muitas pessoas podem pensar que a limpeza dessas estruturas são bem fáceis e que não são necessárias com tanta frequência.
Mas a verdade, é totalmente ao contrário. A limpeza regular é necessária e não é tão simples de realizar a limpeza, muito menos usar qualquer produto. Você vai saber mais sobre isso neste artigo, a partir de agora!
O que é fachada unitizada?
Para que você entenda de forma simples, a fachada unitizada é aquela composta por painéis de vidro, com a estrutura de alumínio. São conhecidas também como fachadas modulares. Esses painéis são unificados de um jeito que todos eles se encaixem perfeitamente em áreas com as mais diferentes estruturas geométricas.
Essa fachada é geralmente colocada enquanto a obra ainda está em andamento. Dessa forma, a economia de tempo e dinheiro é significativa. Esse tipo de fachada se tornou uma das queridinhas dos arquitetos, devido aos seus benefícios.
Benefícios da fachada unitizada
Não é apenas pela estética do empreendimento, mas também os demais benefícios que essa estrutura pode promover. A fachada unitizada, além de ser rapidamente instalada, proporciona mais conforto térmico e acústico, e menos gastos com energia.
No entanto, para que todos esses benefícios sejam vistos no dia a dia, a limpeza deve ser regular.
Qual a importância da limpeza dessas fachadas?
A limpeza de fachada unitizada é muito importante. Não é por a estrutura ser de vidro que a limpeza é dispensada, muito pelo contrário, se essa fachada não tiver a limpeza correta e no tempo certo, os benefícios não serão sentidos.
A limpeza desse tipo de fachada vai ser ainda mais importante no que diz respeito à economia de energia. Imagine essa fachada suja, empoeirada, pois em grandes cidades onde há maior fluxo de veículos e pessoas, essas fachadas ficam sujas com mais frequência.
Caso a limpeza não seja feita, logo o ambiente vai ficar mais escuro. Além disso, um edifício empresarial com uma fachada limpa valoriza ainda mais o seu produto e o seu negócio.
Quem deve fazer a limpeza?
A limpeza não deve ser feita por qualquer pessoa quando se trata de grandes edifícios empresariais. É preciso contratar empresas especializadas para a realização da limpeza correta.
Esses profissionais têm os equipamentos necessários e sabem quais produtos podem usar para deixar tudo limpo e não danificar a estrutura. Agora, quando a fachada é em imóveis menores, a limpeza pode ser feita por funcionários, porém, com capacitação profissional para isso.
De quanto em quanto tempo a limpeza deve ser feita?
A limpeza precisa ser feita com regularidade para que a fachada realmente traga benefícios. Por isso, dependendo da localidade do edifício, essa limpeza deve ocorrer todo mês.