A internet se tornou o ambiente ideal para conseguir divulgar uma marca e ainda conquistar o público-alvo. Dentro de diversas ferramentas e plataformas para realizar a venda virtual dos produtos, as lojas virtuais se tornaram um dos melhores espaços para conseguir. Além disso, as redes sociais também chamam atenção.

Para quem quer administrar o próprio negócio com maior facilidade, apresentando uma identidade a marca de maneira mais sólida, a criação de loja virtual é a melhor escolha.

Através dela, é possível gerenciar os pedidos, mercadorias, formas de pagamento e envio. Além disso, elaborar um layout que seja a cara da marca. Confira algumas dicas:

1 – Análise de mercado

O primeiro passo é ver como está o mercado em relação as vendas online, encontrando um segmento para atuar, seja esporte, lazer, eletrônicos, calçados, etc. São muitas possibilidades atualmente, com novos nichos que ganham cada vez mais espaço dentro do varejo mundial.

No Brasil, há uma grande procura por alimentos alternativos, pets, brechós, produtos biodegradáveis, cosméticos e infoprodutos. Isso dá uma base em que tipos de segmentos podem ser investidos.

Assim, é importante observar o que está em alta no mercado, encontrando uma abordagem que possa ser dentro do nicho que tem interesse, encontrando maneiras de fazer algo diferente dos concorrentes.

2 – Criação do site

Desenvolvendo uma boa análise e criando um público-alvo ideal, é a hora de criar uma loja virtual. Para tal, é possível investir no desenvolvimento de um site ou de uma plataforma de e-commerce. 

Criar um site permite que seja mais fácil de customizar, tratando de um projeto que também vai ser mais caro. Uma agência especializada precisa ser contratada para tal, gerando um site que seja totalmente de acordo com o que o cliente quer.

As plataformas de e-commerce contam com a cobrança de mensalidades, com vantagens de ter técnicas e operacionais que sejam já prontas. Pode haver um limite de customização, contando com lojas que apresentam um padrão igual.

3 – Pagamentos

Uma parte fundamental da criação de um site é pensar no meio de pagamento. Por isso, é importante dar atenção a essa fase. Algumas plataformas permitem o pagamento de determinados meios, com cobranças de taxas, etc.

Os intermediadores de pagamento são bons para quem está começando uma loja virtual, sendo simples do ponto de vista técnico e de negócios. Assumem o risco de fraudes e também fazem um adiantamento do valor recebido. Eles cobram uma taxa fixa para a transação, mas um valor em relação a venda.

Para quem está começando e quer crescer com as lojas virtuais, essa é a melhor forma. Mesmo com os pagamentos de taxas, ainda consegue ser mais vantajoso, dando mais tranquilidade aos pagamentos.

Começar uma loja virtual é um empreendimento muito interessante e que pode trazer retorno quando escolhido o segmento certo. Além disso, investir em técnicas de marketing é importante para garantir que o site vai ganhar relevância e o público-alvo vai ter facilidade em encontrar a sua loja, garantindo um número maior de vendas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.